domingo, 6 de janeiro de 2013

Adeus Ano Velho...

2012 se foi e com ele o ano mais difícil da minha vida!
Para os que não sabem, em junho passado a Talita foi diagnosticada com Linfoma de Hodgkin e desde então a vida não tem sido muito fácil! Mas também não quero dizer que foi um ano horrível! Tiveram coisas boas, claro! E mesmo com as ruins eu aprendi um bocado de coisas! Conversando com uma amiga outro dia ela me perguntou o que eu aprendi com tudo isso. Só então eu tomei consciência de quanta coisa eu aprendi!
Em primeiro lugar aprendi que sou muito mais forte do que eu imaginava. E que essa força vem de mim mesma mas também de todos que eu tenho à minha volta e me apóiam.
Aprendi que o câncer é uma doença séria, que deve ser tratada com rapidez e seriedade mas que não é o bicho de sete cabeças que eu imaginava! Não é e não pode ser o assunto central da vida de ninguém!
Ainda tiveram os aprendizados técnicos pois como eu nunca tinha tido nenhum parente ou amigo próximo que fez tratamento para câncer, aprendi muitos sobre quimioterapia, leucócitos, corticóides, granulokine, etc, etc... 
Não posso dizer que aprendi que o amor de mãe é maior que tudo nessa vida pois isso eu já sabia! Mas pude constatar a grandeza desse amor cada vez que eu pensava que, se fosse possível, me ofereceria para passar por tudo no lugar da Tatá! Faria isso sem pestanejar!
Também não foi novidade mas pude reafirmar o quanto as boas energias (sejam elas em forma de oração, meditação, vibração...) são importantes e têm seu poder! Tem muita gente (mas muita mesmo!) "rezando" pela Tatá e sei que isso ajudou muito no tratamento que até agora aconteceu de forma muito tranquila (dentro do possível, claro!).
Outro aprendizado importante foi aceitar que não era possível controlar nossa "agenda" e aprender a viver um dia de cada vez! Difícil pra quem é um tanto quanto controladora e gosta de ter tudo organizado... Mas estou aprendendo!
Aprendi que algumas coisas na vida não têm mesmo explicação e que ficar presa a elas é pura perda de tempo! É mais importante seguir em frente!
E além disso aprendi muito com a Tatá! Com a forma leve como ela lidou com a doença, como seguiu em frente com a sua vida sem ficar reclamando ou se martirizando pelo que estava passando! Pude constatar o quanto tenho uma filha especial!!
Como podem ver, muitos aprendizados! Alguns mais doloridos que outros mas o mais importante é que eu sobrevivi! E hoje posso olhar pra trás e agradecer à vida por estar aqui pois sem ela não teria vivido nem as coisas boas e nem as ruins!!

Adeus 2012!!!

Um comentário:

  1. Que lindo o seu post Mimi. Você tem razão quando diz que não temos que ficar buscando o porquê das coisas. Realmente o que importa é como lidamos com elas e tanto você quanto a Tatá deram uma lição de vida para todos nós.
    Com carinho e saudades,
    Alexandre

    ResponderExcluir