quinta-feira, 8 de abril de 2010

Porto Alegre

Na semana passada (feriado de Páscoa) passei uns dias em Porto Alegre. Conhecer uma cidade diferente e ter um pouco mais de tempo livre me fez pensar em muitas coisas...
A principal delas, que acredito valer a pena dividir com vocês, é sobre a segurança (ou a falta dela) nas grandes cidades brasileiras. Porto Alegre é uma cidade com muito verde incluindo praças e parques (conheci melhor um deles, o Farroupilha). Porém, não consegui aproveitá-lo como aproveitei outros em diferentes cidades do mundo. A sensação de insegurança, o abandono das autoridades que permite que ali se faça de tudo, o cheiro ruim de banheiro ao céu aberto que emanava de alguns pontos "enfeiava" um parque que teria tudo pra ser maravilhoso!!
O mesmo (falta de segurança) ocorria no centro da cidade. Belos prédios antigos, de diferentes épocas da arquitetura, que não podiam ser fotografados simplesmente porque seria perigoso tirar a câmera da bolsa naquele local!!  E, infelizmente, isso não é exclusividade de Porto Alegre. Acontece em qualquer capital/grande cidade brasileira. A pergunta que não me saía da cabeça era: isso é qualidade de vida??? O que poderia ser feito pra que fosse diferente?? Será que só nos países "desenvolvidos" as pessoas têm o direito de caminhar na rua tranquilamente??
Vi belas paisagens, um lindo pôr-do-sol no Guaíba (foto), comi muito bem, conheci pessoas agradáveis... mas ainda fica a sensação de que poderia ser MUITO melhor!!!!!

2 comentários:

  1. É amiga isso é mto triste. Temos coisas lindas e interessantíssimas aqui no Brasil, mas mal podemos aproveitá-las. Em SP morro de lombriga de fotografar tanta coisa, mas é impossível. Alguns me chamam de estressada e tal..mas não acho q sou medrosa. Vc me conhece bem. Mas nunca vou fotografar a entrada da Sala SP no meio da cracolândia sozinha no meio da semana num fim de tarde c minha reflex. Não dá. Essa é nossa realidade. Um pena. bj grd p vc, saudade

    ResponderExcluir
  2. Eu sou de lá.Cresci naquela cidade,em um tempo em que haviam shows gratuitos e muita cultura na cidade.Depois as coisas ficaram selvagens.Tudo mirrou e morreu, coberto por um manto de medo.Óbvio que exagero, mas como você mesma sentiu, o clima de insegurança é quase palpável.
    bom, bjos, prazer em conhece-la.

    ResponderExcluir